sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Já me rendi às evidências... e vocês?

Medíocre

do Lat. mediocre

adj. 2 gén.
,
mediano;

meão;

que está entre o bom e o mau;

ordinário;

insignificante;

s. m.,
aquele ou aquilo que tem pouca qualidade, pouco valor, pouco merecimento;

esc.,
classificação escolar entre o mau e o suficiente.


É uma palavra que cada vez tem sido utilizada no meu dicionário. Tenho pena que assim seja, mas não nos resta outra opção senão aceitar este adjectivo como uma definição da nossa existência. Alguém me disse há uns tempos que " É sempre mais fácil lidar com a mediocridade do que com o sucesso ", e não pude de lhe deixar de dar razão! Lidarei então com a minha mediocridade e deixo a dos outros para os outros (já nada me surpreende)!

Tudo bem, pode-se alegar que existem ou existiram pessoas e feitos que não são vulgares, que há certas "coisas" que não são mediocres e que eventualmente até nos podem servir de guia para padrões morais, éticos e religiosos pelos quais podemos reger a nossa vida.
Coloquemos esses exemplos (e cada um tem os seus) à parte e vejamos o que nos rodeia!

Atenção que não me coloco noutro plano que senão a da medíocridade também! Aliás coloco-nos a todos nós humanos, pelas condições medíocres de como encaramos e vivemos as nossa vidas.
Sou medíocre, e não tarda moerei a palvara até a mesma perder o sentido, deixar de ter relevância semântica, até não deixar de ser um aglomerado de letras sem significado. Sim isso será medíocre.

Serve-me de consolação a única definição que ainda poderá abonar á minha medíocridade: "que está entre o bom e o mau;"
Soa-me a livre arbitrio pelo menos, estou entre o bom e o mau. Ao menos tenho escolha, pelo menos assim me parece. Teremos nós escolha de escapar á medíocridade que nos rodeia?
É mais que certo que não é por este exemplo de post medíocre!

Como gostaria eu de deixar a medíocridade! Como gostaria eu de encontrar alguém que não o foi/é/será!


1 comentário:

  1. Ora então sua excelência é medíocre?! Pois, fique vossa senhoria sabendo que discordo de tão abjecta afirmação porventura resultado de um medíocre comentário de um porventura medíocre comentador. Não conhecendo o afirmante posso até dar-me ao luxo de me mediocrizar com um comentário tão parvo!!
    Mas, deixemo-nos de brincadeiras que o assunto é mais sério do que parece à primeira vista. Medíocre não é um adjectivo que possa aceitar para caracterizar as pessoas que me rodeiam ou sequer a mim mesmo. Medíocre é talvez a força com que encaramos os obstáculos que se noss atravessam. (reparem no estilo livro de auto-ajuda desta frase!)Na verdade, medíocres são apenas as notas de alunos aquém... Agora, as pessoas, as vidas, os ambientes, os pensamentos e sensações nunca poderão ser medíocres ou não ficariam bem senão num livro do José Carlos Fernandes e não nesta trama de eventos a que se convencionou chamar existência. Medíocre é talvez uma forma de estar, admito. Mas, são tantas as infinitésimas coisas que fazemos, sentimos, dizemos e principalmente que compreendemos a partir do que se chama de medíocre que só um medíocre mesmo para não as conseguir ver e celebrar! É medíocre? Celebremos então, tu a mediocridade, eu a plenitude que me dão as coisas infinitésimais e, porventura, medíocres...

    ResponderEliminar